Notícias

14/05/2019

Ouvidora-geral do Estado destaca importância da troca de experiências entre órgãos governamentais

Simone Deoud participa da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à informação.

A ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Simone Deoud Siqueira, participa, durante esta semana da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, no Rio de Janeiro, como representante da OGE/MG. O evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), é um encontro anual que tem como objetivo, ampliar o conhecimento sobre temas correlatos às manifestações recebidas, para a melhoria contínua dos serviços públicos prestados aos cidadãos. 

A Semana de Ouvidoria reúne mais de 600 pessoas, entre ouvidores e servidores que atuam na área de Acesso à Informação - de órgãos e entidades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de representantes de organizações da sociedade civil.

Neste ano, o tema do encontro é “Uma ouvidoria.gov para um cidadão.br”. A programação inclui assuntos como privacidade e proteção de dados; soluções de conflitos pela Internet; inovações em transparência pública e cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Além disso, serão realizadas diversas oficinas com o objetivo de capacitar os agentes de ouvidorias em temas como classificação de documentos; tratamento de denúncias e proteção ao denunciante; assédios moral e sexual; desenho e avaliação de serviços, entre outros.

Durante a abertura, o secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho, destacou que “vender a necessidade de se ter uma ouvidoria é fácil. O difícil é fazer com que ela funcione bem; que haja, de fato, uma mudança de comportamento, quer seja da própria administração, quer seja de uma cultura que já está implantada na instituição”, pontuou.
Já o ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, reforçou que a dificuldade hoje para a área não é criar unidades de ouvidoria, já que essa é uma pauta positiva, mas dar efetividade a esse trabalho.” O grande desafio é acolher o cidadão em sua demanda individual e, mais, transformar essas demandas em soluções coletivas e aprimoramento de serviços”, explicou.

Para Simone Deoud Siqueira, ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, (OGE/MG), o encontro é uma oportunidade de aprendizado e conhecimento, já que a semana, reúne todos os órgãos que atuam diretamente com atendimento ao cidadão. “O evento é sem dúvida algo muito rico, tanto do ponto de vista da troca de experiências entre instituições presentes, quanto do aprendizado que adquirimos para levarmos ideias e iniciativas que possam estreitar ainda mais, a interlocução feita entre governo e população, na prestação e avaliação dos serviços públicos de Minas Gerais. A OGE atua visando sempre a melhoria da prestação dos serviços com a participação da sociedade mineira”, finalizou.

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.