23/10/2019

Ouvidoria - Geral do Estado atende população de Curvelo e Diamantina presencialmente

11ª e 12ª edição 2019 da Ouvidoria-Móvel acolheu às manifestações dos cidadãos e dos servidores públicos nas cidades.

Mais uma edição de sucesso da Ouvidoria Móvel, projeto da Ouvidoria-Geral do Estado, que leva atendimento presencial aos municípios mineiros, foi realizada nesta terça, 22, e quarta, dia 23,  nas cidades de Curvelo, região Central do estado, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

A população que desejava manifestar-se sobre a prestação dos serviços públicos relacionados à área do ensino público estadual, foi atendida pela equipe do ouvidor educacional, Breno Bastos. Em Curvelo, a Ouvidoria Móvel acolheu os cidadãos na Superintendência Regional de Ensino (SRE). O estudante Joel de Souza Reis, que foi atendido, falou da importância da população participar e de trazer os questionamentos e queixas ao conhecimento do Estado. “É necessário estar presente, denunciar e trazer ao conhecimento do governo o que não está funcionando bem na educação. É muito positivo expor e ouvir também o que o governo tem a nos dizer, conhecer este trabalho e contribuir para a melhoria do ensino”, disse Joel.

Já em Diamantina, a equipe da Ouvidoria atendeu os moradores da cidade, também na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Quem tinha reclamação, denúncia, sugestão ou elogio sobre a qualidade da rede pública estadual de ensino, registrou a demanda que será analisada pela OGE, encaminhada ao órgão competente para que a resposta seja repassada ao manifestante, no prazo previsto em Lei, de 30 dias, sendo prorrogável por mais 30.

A servidora pública, Clara Quaranta, comenta sobre sua satisfação ao ver que o Estado está estreitando o relacionamento com a população, indo ouvir “in loco”.  “Estou bem otimista com o trabalho da ouvidoria. Fiquei muito contente ao saber que o governo está preocupado em nos ouvir e conhecer nossa realidade escolar e nossa opinião para aprimorar a qualidade do ensino”, destacou a servidora.

A ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Simone Deoud, ressalta a importância desse trabalho, em percorrer os municípios para aproximar a OGE da população. “ A minha diretriz, seguindo determinação do governador Romeu Zema, é fortalecer a Ouvidoria-Geral para atender à população com serviços de qualidade porque ele, o cidadão, maior acionista do Estado, merece o nosso respeito e atenção. Estamos reestruturando internamente a OGE, aprovada pelo governador Romeu Zema, por meio do decreto de competência 47.740/2019, publicado nesta semana, exatamente com esse objetivo. Queremos ouvir à população para melhorarmos o nosso trabalho”, disse.

O ouvidor educacional, Breno Bastos, faz um balanço das ações e destaca a importância de levar o atendimento presencial aos municípios mineiros aproximando a Administração Pública do cidadão. “É muito importante que o cidadão ocupe esse espaço de comunicação com o estado que é a Ouvidoria. O cidadão, que através de sua contribuição gera os recursos que são utilizados pelo Estado na prestação dos serviços públicos, deve participar e acompanhar a gestão destes recursos, e a partir da experiência na utilização dos serviços, ele pode ser manifestar ao governo para que as políticas públicas sejam aprimoradas. Nestes dois dias, tivemos uma participação expressiva, mas desejamos que a população tenha conhecimento desse espaço de cidadania que é a Ouvidoria e opine sobre os serviços do executivo estadual, pois é a partir dessas manifestações que podemos exercer o controle social e participar diretamente da gestão pública” explicou Breno.

Nos dois dias de trabalho, o ouvidor Educacional também se reuniu com os inspetores das Escolas das duas Superintendências Regionais de Ensino de Curvelo e Diamantina.