Notícias

14/01/2020

OGE apresenta metas para 2020 e ações para aproximar, ainda mais, a população e o governo.

A novidade será o ônibus que vai intensificar a atuação do projeto Ouvidoria Móvel pelo interior do estado e RMBH.

 

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais planeja várias ações que serão realizadas neste ano. São metas e perspectivas ousadas para 2020, focadas em tornar a OGE, ainda mais, conhecida pela população mineira. Além de reforçar o compromisso da Ouvidoria, como o principal canal de comunicação entre o governo e a população.

A primeira iniciativa é dobrar o número de Ouvidorias Móveis, projeto que leva atendimento presencial às cidades do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Serão 36 ações do projeto, o dobro do que foi realizado em 2019. E a novidade, é que os atendimentos serão feitos no ônibus da OGE. O veículo, adquirido por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social(Sedese), vai percorrer o estado com a nova identidade do órgão.

Outra iniciativa da Ouvidoria é o Programa Cliente Oculto. Uma modalidade de pesquisa de satisfação de forma anônima, que será implantado para que o cidadão possa opinar sobre os atendimentos do próprio órgão, que recebe as manifestações trazidas por eles.  

MG-Ouv

A OGE/MG tem uma nova ferramenta de registro das manifestações dos cidadãos, implantada no final de 2019, é o MG-Ouv. Criado em parceria com a Prodemge, o sistema próprio de tratamento das manifestações permite mais eficiência por parte da OGE/MG, no acompanhamento das demandas. A nova plataforma é interativa, rápida e de fácil manuseio para os que querem se manifestar. O novo sistema permite uma melhor análise das informações, a fim de recomendar melhorias no serviço público e orientar as políticas públicas.

Ranking manifestações 

O órgão fechou 2019 com 76 mil manifestações, 40% a mais em comparação ao ano anterior. Os números demonstram que houve uma mudança de paradigma, passando a Ouvidoria de órgão meramente repassador de manifestações para órgão central de controle interno, com foco na excelência do controle social.

Das dez Ouvidorias Especializadas da instituição, quatro apresentaram resultados significativos ao que se refere à participação do cidadão e ao acolhimento da Ouvidoria. São elas:

arte ouvidorias