05/11/2020

Ouvidora-geral do Estado destaca a importância da OGE/MG, como ferramenta de controle social, em seminário virtual

O 1º Webinar de Controle Social promovido pelo Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção e a Câmara Temática de Controle Social, reuniu gestores e servidores públicos, sociedade civil e usuários do serviço público.

Na abertura do 1º Webinar de Controle Social “Um olhar do gestor público e da sociedade”, evento on-line, realizado nesta quarta-feira (4), pelo Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção e a Câmara Temática de Controle Social, ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, destacou a importância da OGE/MG, como ferramenta de Controle Social e canal de recebimento de denúncias.“ Integridade e transparência são princípios que norteiam o trabalho da OGE/MG, para atendermos bem aos principais acionistas do Estado, pagadores de impostos, os cidadãos mineiros, pois temos um compromisso de sermos o canal de interlocução entre a população e o governo, na busca de aperfeiçoamos, cada vez mais, os serviços públicos em Minas Gerais”, explicou Simone Deoud, ouvidora-geral do Estado.

Rodrigo Fontenele, Controlador-geral do Estado e Vidigal Fernandes Martins, Coordenador da Câmara Temática de Controle Social do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção também participaram do evento, além de gestores públicos, sociedade civil organizada e usuários do serviço público.

O objetivo do Webinar foi apresentar ferramentas de controle social, como o canal da Ouvidoria e o Portal da Transparência, além de estabelecer um diálogo entre o gestor público e a sociedade, quanto a efetividade das políticas voltadas à temática. E ainda, a visão da sociedade sobre estas ferramentas.
Diversos temas foram abordados pelos palestrantes, durante o seminário. Daniel Medrado, ouvidor de Prevenção e Combate à Corrupção da OGE/MG, falou sobre “O Controle Social na Administração Pública Estadual”.
Ele ressaltou a importância das ferramentas de controle e da participação do cidadão na Gestão Pública. “A Ouvidoria-Geral do Estado é um espaço onde o cidadão pode participar de forma ativa e permanente da Administração Pública, fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que buscam atender às demandas apresentadas, às reclamações e observações feitas, em relação à prestação dos serviços estaduais. Ele pode fiscalizar se determinada política pública está sendo cumprida de forma adequada; denunciar se um agente público comete algum deslize, mal feito ou um ato de corrupção. A OGE/MG é o espaço que a população tem para dizer se os serviços públicos não estão sendo executados corretamente impactando, de forma direta ou indireta, na qualidade desses serviços prestados a ela”, pontuou Medrado.

Já Nicolle Bleme, subcontroladora de Transparência e Integridade da CGE/MG, abordou o tema “ Portal da Transparência e o Portal dos Conselhos como Ferramentas de Controle Social” e Belonice Sotoriva, presidente do Observatório Social do Brasil, discorreu sobre: “ O Olhar da Sociedade sobre os Portais da Transparência como Ferramenta de Controle Social”.