Notícias

17/12/2021

OGE/MG recebe Prêmio “Destaques do Controle” com dois projetos inovadores

A premiação foi concedida pela CGE pelos projetos de inovação implementados para aprimorar controle interno, governança, gestão de riscos e transparência.

 

destaque premio premioa

 

A Ouvidoria-Geral do Estado recebeu, nesta sexta-feira (17/12), o Prêmio “Destaques do Controle”, categoria “Governança e Controle”, da Controladoria- Geral do Estado. Dois projetos implementados pela OGE/MG foram agraciados: “Ouvidoria 4.0” e “OGE Planeja-Qualidade dos Gastos Públicos”, iniciativas que permitem o aprimoramento da transparência dos gastos, do controle social e controle interno e gerenciamento de riscos. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

A ouvidora-geral adjunta do Estado, Gabriela Siqueira, acompanhada do chefe de gabinete da OGE/MG, Evandro Neiva, representou a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, na entrega da premiação. Os prêmios de reconhecimento pelos projetos da Ouvidoria foram entregues ao ouvidor Educacional, Breno Bastos e ao servidor da casa, Bernardino Soares, superintendente de Planejamento e Gestão.

A ouvidora-geral adjunta do Estado, Gabriela Siqueira, destacou a importância da inovação na construção de processos de melhoria essenciais ao aperfeiçoamento de processos internos, compliance e controle interno.

“Pensar em inovação, em processos de controle interno, governança e gestão de riscos é um desafio ainda maior. São áreas mergulhadas em procedimentos burocráticos, pouco propícios para se pensar fora da caixa.  Os dois prêmios só foram possíveis graças ao trabalho conjunto que realizamos, impulsionados pelo apoio e incentivo da ouvidora-geral, Simone Deoud, que se preocupa em valorizar os servidores e entregar resultados ao cidadão, razão da existência dos serviços públicos”, explicou Gabriela.

Projetos vencedores

Os dois projetos, “Ouvidoria 4.0” e “OGE Planeja - Qualidade dos Gastos Públicos”, são metodologias criadas pela Ouvidoria-Geral do Estado com objetivo de aperfeiçoar processos internos. O primeiro, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Ouvidoria, faz o gerenciamento das informações recebidas nas manifestações com base na inteligência de dados, através do método 5W2H de resolução de problemas, realizando o acompanhamento e análise das manifestações recebidas.  Já o OGE Planeja-Qualidade dos Gastos Públicos, desenvolvido por servidores da Superintendência de Planejamento e Gestão, é uma ferramenta de planejamento orçamentário e acompanhamento dos gastos, que viabiliza em tempo real o monitoramento de cada serviço interno.

Prêmio Destaques do Controle

Instituído pela Resolução CGE Nº 30/2021, o prêmio é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE) que visa valorizar os servidores em exercício no Órgão Central e nas Controladorias Setoriais e Seccionais, além de premiar iniciativas de órgãos, entidades e empresas no âmbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. O prêmio é divido em duas categorias: “Talentos do Controle” e “Governança e Controle”.

Sobre a OGE/MG

A Ouvidoria-Geral do Estado, órgão de controle social tem a missão de auxiliar diretamente o governador na fiscalização dos serviços públicos. Atua com independência, não é subordinada a nenhum dos poderes do Estado ou a seus membros, trabalha com imparcialidade, agilidade e transparência. Sua estrutura é formada por nove ouvidorias temáticas: Saúde, Educacional, Polícia, Fazenda, Licitações e Patrimônio Público, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, Ambiental e Agropecuária, Prevenção e Combate à Corrupção, Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, além do Canal Coronavírus.

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.