Notícias

30/03/2022

Seminário da OGE/MG debate a prevenção e o combate ao assédio moral no serviço público

O evento, realizado pelo segundo ano consecutivo de forma virtual, faz referência à Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral.

 

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado(CGE/MG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(SEPLAG/MG),   realizou nesta quarta-feira (30) o Seminário Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral, no formato on-line. O evento, direcionado aos servidores estaduais, reuniu centenas de pessoas pelo canal da OGE/MG, no YouTube, para debater aspectos relacionados ao assédio moral com diversas palestras.

A ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, fez a abertura do seminário e destacou que este é um tema de extrema relevância. “ Nós, da Ouvidoria-Geral do Estado, criamos em 2019 uma ouvidoria temática para tratar do assunto, que é a Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual. Essa ouvidoria foi implementada para trazer luz ao tema e é muito importante e urgente que se conscientize, previna e combata a prática do assédio sob todos os seus aspectos. É missão da ouvidoria fazer isso e conscientizar todos”, pontuou Simone Deoud.

Já o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, explicou a importância de definir e discutir o tema do assédio moral para a sua prevenção. “ Cerca de 15% das denúncias recebidas na CGE referem-se ao assédio moral, o que reforça a necessidade de discussão do tema. O trabalho articulado entre OGE, Seplag e CGE é de suma importância para garantir a efetividade nessa seara, pois permite maior humanização no tratamento do assédio, desde o recebimento, acolhimento até a conciliação, garantindo a melhoria do clima organizacional e o respeito ao agente público”, afirmou Rodrigo Fontenelle.

A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, ressaltou que é muito importante que todos os servidores estejam bem informados sobre esse tema para fortalecer o enfrentamento da prática na administração pública. ´” O nosso foco deve ser evitar que o assédio moral aconteça e a conscientização é o primeiro passo para suprimir essa conduta no ambiente de trabalho. Por isso, a disseminação das informações por meio de seminários como esse com a participação dos nossos servidores é tão relevante para todos nós", destacou Luísa Barreto.

Palestras

Após abertura do seminário, os palestrantes trataram de temas sobre o assédio e promoveram debate e interação com o público, a fim de conscientizar os servidores sobre a prevenção e os mecanismos para enfrentar o assédio. 

A Assistente social, Karla Valle, discorreu sobre aspectos conceituais do assédio moral e o acolhimento ao servidor. Já a juíza Patrícia Almeida Ramos, falou sobre assédio moral e o abuso de poder em tempos de pandemia. Já a especialista em direito, Rose Cyrillo, tratou sobre assédio moral: gestão de riscos, prevenção e enfrentamento.

Para finalizar, a Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Soares, fez as considerações finais a respeito da atuação na prevenção e enfrentamento ao assédio e agradeceu a todos os participantes.

 

Clique aqui e baixe a apresentação de Karla Valle.

Clique aqui e baixe a apresentação de Patrícia Ramos.

Clique aqui e baixe a apresentação de Rose Cyrillo.

Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual

A ouvidoria é responsável pelo acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual, praticados por agentes públicos do Poder Executivo Estadual no exercício de suas funções, bem como, pelo desenvolvimento de ações que visem o combate e a prevenção dessa prática. 

Canais de atendimento

As denúncias, por parte dos servidores estaduais, podem ser feitas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones:  162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque - Saúde

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.