07/12/2022
Projeto “Bel, assistente virtual” é premiado em concurso de inovação
A iniciativa da OGE/MG recebeu menção honrosa no 7º Prêmio Inova
Os vencedores do 7° Prêmio Inova Minas Gerais foram anunciados nesta terça-feira (06/12), na cerimônia de encerramento do concurso, realizada no auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O projeto “Bel, Assistente Virtual”, ferramenta que permite ao cidadão registrar e acompanhar manifestações por meio do WhatsApp, criado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), recebeu menção honrosa e o selo “O Estado Sabe Ouvir”.
O projeto foi finalista na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” – modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, que reúne iniciativas para transformação dos serviços públicos, por meio da adoção de práticas inovadoras, soluções tecnológicas e simplificação de processos e procedimentos, de modo a melhorar a experiência e a satisfação do cidadão.
Representando a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, a ouvidora-geral adjunta, Gabriela Siqueira, comemorou o reconhecimento do projeto da OGE/MG. “Nossa iniciativa otimizou e facilitou o registro das manifestações pelos cidadãos. Um trabalho valioso, que merece esse prestígio, e que vai continuar sendo aprimorado para melhor atender à população”, declarou Gabriela.
Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema reforçou importância do Prêmio Inova. “Fico satisfeito em estarmos incorporando a cultura da melhoria contínua no Governo de Minas. Uma instituição pública que se moderniza faz com que a vida do cidadão melhore. Queremos ser o Estado que entrega e que custa pouco”, afirmou o governador.
“O Estado Sabe Ouvir”
As novas propostas para aprimorar a eficiência do Estado, na categoria “Iniciativas Implementadas de sucesso” - modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, também receberam o selo "Estado Sabe Ouvir", concedido pela OGE/MG. O objetivo do selo é agraciar as ideias inovadoras escolhidas diretamente pela população. O selo pode ser aplicado em cartões de visita, currículos, assinaturas de e-mails e páginas de internet, como blogs, redes de relacionamento acadêmica e profissionais.
“Com o selo foram introduzidas etapas de avaliação do concurso com a votação direta do cidadão. A experiência na Ouvidoria nos mostra que só a partir da escuta é possível aprimorar os serviços públicos”, destacou Gabriela.
Sobre a OGE/MG
A OGE/MG é o canal de interlocução entre a sociedade e o Estado. Auxilia diretamente o governador na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos.
As manifestações podem ser registradas pelos canais de atendimento:
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque – Saúde