23/05/2023

Campanha #TodosContraOAssédio mobiliza servidores estaduais em Barbacena

Ouvidoria Móvel e palestras integraram a ação, que visa conscientizar sobre a importância de prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho

O município de Barbacena, no Campo das Vertentes, foi o primeiro a receber ação da campanha #TodosContraOAssédio, organizada pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Equipes dos órgãos estiveram no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, nessa segunda-feira (22/5), para realizar ação da Ouvidoria Móvel e promover palestras de conscientização sobre a importância de prevenir e combater o assédio moral e sexual no âmbito da Administração Pública Estadual.

Duas palestras foram ministradas pela ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Ribeiro Soares, para servidores estaduais. Nas palestras, intituladas “O assédio nas instituições: Como combater e prevenir essa prática?”, foram abordados o conceito de assédio moral e sexual, os canais de atendimento da OGE/MG para denunciar essas práticas abusivas e informações gerais sobre como manter um ambiente ético, moral e sem nenhuma forma de discriminação.

“Nesta semana, iniciamos, em parceria com a Fhemig, a campanha Todos Contra o Assédio e as palestras realizadas no Hospital Regional de Barbacena representaram um importante marco. Os servidores puderam compreender melhor o que é o assédio, permitindo a reflexão das condutas e contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e produtivo", destacou Luciene Ribeiro Soares.

Imagem interna Fhemig OGE

O diretor do Complexo Hospitalar de Barbacena, Claudinei Emídio Campos, destacou a importância da ação. "A realização de um evento dessa grandeza em nossos hospitais demonstra a preocupação da direção da Fhemig e da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador com essa temática tão importante. Precisamos refletir, todos os dias, sobre nossas ações", afirmou.

“O evento atingiu o objetivo e teve uma participação significativa dos servidores, gerentes, coordenadores e diretores do Complexo Hospitalar, inclusive, com autoridades do município que foram prestigiar o encontro”, complementou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalhador da Fhemig, Adolfo Vieira Sales.

Ouvidoria Móvel
Enquanto as palestras eram realizadas, equipe da Ouvidoria-Geral do Estado recebia o registro de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios dos servidores por meio da Ouvidoria Móvel. O espaço também foi aberto para esclarecer dúvidas e receber as manifestações da população local sobre temas relacionados à Administração Pública Estadual.

“As ações da Ouvidoria Móvel são sempre muito enriquecedoras e reforçam o propósito desse órgão tão relevante para a participação e o controle social, que é a Ouvidoria-Geral do Estado. A ampla participação nas palestras e as manifestações que registramos in loco são provas disso”, enfatizou a ouvidora de Saúde da OGE/MG, Thamiris Aguiar Maciel.

A Ouvidoria Móvel é um projeto da OGE/MG, que leva o Governo de Minas Gerais até o cidadão, para ouvi-lo de forma presencial, em todo o território mineiro. A ação é sempre feita em pontos estratégicos, como locais públicos e eventos com grande fluxo de pessoas, seja com o ônibus caracterizado ou em estandes montados.

Imagem interna OM

Canais de atendimento
Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque – Saúde