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01/09/2023

Hospital João XXIII recebe última ação da campanha integrada de prevenção e combate ao assédio moral e sexual

OGE/MG, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e Fhemig, finalizou ampla campanha que promoveu a conscientização, a prevenção e o combate ao assédio moral e sexual na Administração Pública Estadual

Nesta quarta-feira (30/8), aconteceu a última grande ação integrada entre a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) dentro da campanha #TodosContraOAssédio, que tem como objetivo prevenir e combater o assédio moral e sexual na Administração Pública Estadual.

Após percorrer hospitais regionais, desta vez o projeto Ouvidoria Móvel levou atendimento presencial ao Hospital João XXIII, na Área Hospitalar de Belo Horizonte, onde foi possível esclarecer dúvidas dos servidores, bem como registrar manifestações, sejam elas denúncias, reclamações, sugestões, solicitações ou elogios.

"Durante toda a campanha, que, além de Belo Horizonte, também passou também pelas cidades de Barbacena e Juiz de Fora, buscamos conscientizar servidores quanto à necessidade de prevenir e combater o assédio moral e sexual, com o objetivo de construir e manter um ambiente de trabalho saudável para todos”, enfatizou a ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Ribeiro Soares.

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"Iniciativas como essa contribuem muito para informar gestores e servidores. Levar informação é a melhor forma de prevenir e combater todas as formas de assédio”, frisou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalhador da Fhemig, Adolfo Vieira Sales.

Ação no Hospital João XXIII

A ação no Hospital João XXII também contou com a realização da palestra “Assédio moral, ética e integridade no ambiente de trabalho”, ministrada pela advogada e doutora em Direito Público, Maria Fernanda Pires Carvalho. Servidores da unidade hospitalar tiveram a oportunidade de assistir à apresentação e de tirar dúvidas com a especialista.

Para o diretor do Complexo de Urgência e Emergência da Fhemig, Fabrício Giarola Oliveira, a ação contribuiu para esclarecer quais situações podem ser ou não consideradas como assédio. “Acreditamos que a capacitação atingiu seu objetivo ao trazer luz sobre a temática, de grande relevância nas instituições, colocando de forma didática e objetiva as principais perguntas que surgem sobre o assédio moral”, declarou.

Por sua vez, a ouvidora de Saúde da OGE/MG, Thamiris Aguiar Maciel, destacou a importância da Ouvidoria Móvel para a conscientização dos servidores. “Nos últimos meses, percorremos hospitais da capital e do interior, ouvimos os servidores da Saúde, tiramos dúvidas e divulgamos os canais para o registro de manifestações. Cumprimos com o objetivo de levar a Ouvidoria-Geral do Estado para perto do cidadão mineiro”, afirmou a ouvidora.

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Canais de atendimento

Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)

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