Notícias

15/09/2023

Ouvidora-Geral da União realiza visita técnica para conhecer trabalhos estratégicos da OGE/MG

Ariana Frances conheceu o modelo de inteligência utilizado pela Ouvidoria-Geral do Estado, a Sala de Situação e o Laboratório de Inovação

Nesta sexta-feira (15/9), a Ouvidora-Geral Adjunta do Estado, Gabriela Siqueira, representando a Ouvidora-Geral do Estado, Simone Deoud, recebeu a visita técnica da Ouvidora-Geral da União (OGU), Ariana Frances, acompanhada da representante da OGU em Minas Gerais, Iara Viana, da Diretoria de Proteção e Defesa ao Usuário. Também estiveram presentes ouvidores temáticos e equipe técnica da OGE/MG.

Na ocasião, a Ouvidora-Geral da União conheceu o modelo de inteligência da OGE/MG, que torna o órgão uma ferramenta de gestão e instrumento subsidiador de informações para o Governo de Minas, a partir da análise dos dados das manifestações recebidas. Também foi apresentada à gestão de riscos e oportunidades aplicadas à ouvidoria, além do protocolo de classificação de assuntos da OGE/MG.

“Na visita técnica compartilhamos cases de sucesso da OGE/MG. Importante sempre explorar todo potencial que uma ouvidoria pública pode ter, indo além do controle social. Uma ouvidoria com dados estruturados é instrumento de gestão para a elaboração de políticas públicas”, pontuou a Ouvidora-Geral Adjunta do Estado, Gabriela Siqueira.

“Na OGE/MG percebemos que existe uma equipe qualificada e comprometida em resolver a expectativa do cidadão. Importante perceber a relevância da capacidade de coordenação dos recursos existentes. Há o acesso tecnológico robusto, servidores qualificados e coordenação com visão mais estratégica sobre os dados, com olhar integrador entre as áreas, com intencionalidade de construir soluções, as mais econômicas possíveis e com recursos caseiros do órgão”, declarou a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances.

Para ela, foi muito inspiradora a forma de estruturar a comunicação do espaço físico. “A setorialidade é destacada, mas com integração no próprio espaço. É um desafio para outras ouvidorias públicas do país, e que pode ser inspirador”, concluiu.

interna visita OGU.2

A visita técnica também contou com a apresentação da Sala de Situação da OGE/MG, espaço físico onde são exibidos dados e indicadores da Ouvidoria-Geral do Estado e que foi reconhecido no VI Concurso de Boas Práticas da CGU e Rede Nacional de Ouvidorias, como uma das três melhores iniciativas da categoria “Governança e Serviços”.

Sobre a OGE
A OGE/MG é o canal de interlocução entre a sociedade e o Estado. Auxilia diretamente o governador na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos. É formada por nove ouvidorias temáticas: Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Ambiental e Agropecuária; Prevenção e Combate à Corrupção; ; Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual; e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

Canais de atendimento
Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento:

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)

 
 
 
 
 
 
 
 
We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.